FPF

Oficina dos Saberes e Sabores

O projeto Oficina dos Saberes e Sabores tem como objetivo disseminar na comunidade escolar, por meio de oficinas de nutrição e experiências nos ambientes acadêmicos da UNIVALE, informações sobre a produção da saúde.

Cursos envolvidos

Nutrição (coordenação)

Alcance quantitativo (último ano)

• Beneficiários: 700
  • Procedimento realizados: 105

Resultados alcançados pelo projeto no último ano

Elaboração do material utilizado nas brincadeiras, teatros e palestras. Demonstração da importância da higienização das mãos e alimentos e utilização das toucas. Realização do pré-preparo dos cardápios.
Educação nutricional através de teatros, músicas, brincadeiras e palestras. Acompanhamento aos alunos das escolas participantes na execução das oficinas. Divulgação do curso de Nutrição na comunidade.

Divulgação de hábitos alimentares saudáveis. Desenvolvimento sensorial nos indivíduos participantes da comunidade (cheiro, cor, sabor, textura) para alimentos com ausência ou baixo teor de gordura, sódio e açúcar através de degustação de preparações. Desenvolvimento de noções de segurança na cozinha.

Desenvolvimento de normas de segurança e higiene na preparação dos alimentos e utensílios. Desenvolvimento da criatividade e da coordenação motora: atividades como misturar, amassar,
modelar, bater, picar, enrolar, abrir embalagens e leitura de rótulos. Desenvolvimento de receitas para indivíduos com restrições alimentares.

Profª. Responsável: Eloisa Helena Medeiros Cunha — Nutrição, eloisa.cunha@univale.br

Saiba mais sobre a Oficina dos Saberes e Sabores

Conheça outros projetos