FPF

História da FPF

A Fundação Percival Farquhar (FPF), entidade civil, de direito privado e sem fins lucrativos, foi criada no dia 7 de junho de 1967, por iniciativa de um grupo de cidadãos liderado por Antônio Rodrigues Coelho. O grupo tinha o intuito de implantar em Governador Valadares uma instituição de ensino e pesquisa, assim como a fundação que seria sua mantenedora.

Em julho de 1967 entrou em funcionamento o MIT, Minas Instituto de Tecnologia, mantido pela FPF. “Em 30 de outubro, Juscelino Kubitschek visita o MIT e declara: ‘Vim, finalmente, encontrar no MIT, em Governador Valadares, o que procurava há muito no Brasil. Daqui sairá um exemplo que precisa frutificar instantaneamente”.

“A criação de uma universidade em Governador Valadares, pela FPF, nasceu com a concepção da UTEC (Universidade Tecnológica) considerada uma entidade original e pioneira no Brasil, em cujas linhas básicas enfatizava-se o desenvolvimento da pesquisa científica na área tecnológica, constituindo-se a produtividade força motriz em todos os trabalhos desenvolvidos”. A princípio, a UTEC concretizava a integração do Ginásio Orientado para o Trabalho (GOT), de grau primário, da Escola Técnica do Instituto de Tecnologia (ETEIT), de ensino secundário, e do MIT.

“Assegurada a estrutura inicial, porém, sob uma nova concepção de universidade, pautada pela filosofia de integrar universidade sociedade brasileira e pela excelência no campo do ensino e da pesquisa, o modelo produtivo, racional, foi enriquecido com o humanístico e social e transformou-se no projeto da USD — Universidade Santos Dumont”.

Univale

Como consequência da continuidade do processo de reconhecimento da universidade, passou-se por uma estrutura de integração do  Minas Instituto de Tecnologia, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Governador Valadares (FAFI,1971) e da Faculdade de Odontologia de Governador Valadares (FOG,1975). 

Após aprovação do Conselho Federal de Educação em 1989, as três instituições passam a compor as Faculdades Integradas Vale do Rio Doce (FACIVALE), contanto também com a Biblioteca Central, o Instituto de Projetos, o Núcleo de Processamento de Dados, o Colégio de Aplicação, a ETEIT e o Centro de Artes. Agora já aprovado, o projeto foi rebatizado como Universidade Vale do Rio Doce, que foi definitivamente instituída em 1992.

ETEIT

A ETEIT foi fundada em 1969, como a Escola Técnica do Instituto de Tecnologia, o MIT. Iniciou suas atividades em 1970, tendo 308 alunos naquele ano, como primeira escola profissionalizante de Governador Valadares. No ano de 1975, a ETEIT já carregava o orgulho de ter 75% de seus profissionais formados atuando no mercado de trabalho em empresas como Ericsson, Telemig, Fiat, Usiminas e Acesita.

No ano de 1993, após a fundação da Univale, a escola passou a se chamar Escola Técnica da Universidade Vale do Rio Doce, agregando um novo leque de possibilidades e estudos, visando entregar cursos com a realidade do mercado de trabalho da região.

Univale TV

O projeto de uma TV universitária dentro da Univale nasceu no curso de Jornalismo, no ano de 2002. A TV foi ao ar em 27 de outubro de 2003, com quatro programas, trazendo a proposta de produzir informação e gerar conhecimento. Desde então, a Univale TV  é uma janela da universidade. Um espaço midiático para o debate comunitário do Ensino, Pesquisa e Extensão. Um veículo onde a produção acadêmica está sempre a serviço do desenvolvimento regional.

A TV vive intensamente o desafio de se constituir como um espaço público para o exercício da crítica, do pensamento, do debate e da educação, além de ser o veículo de comunicação de Governador Valadares que mais apoia a arte local, com um amplo espaço na grade de programação dedicado às bandas e músicos que se apresentam na cidade.

Nomes homenageados

Percival Farquhar

O nome da Fundação é uma homenagem ao engenheiro e advogado Percival Farquhar, industrial norteamericano, grande empreendedor ligado à criação da CVRD, ACESITA, BELGO MINEIRA, entre outras. Figura marcante na história do desenvolvimento continental, condecorado por Getúlio Vargas com a Ordem do Cruzeiro em 1953, pouco antes de morrer. Seus ideais de crescimento e empreendedorismo estavam alinhados às ideias da Fundação, que pretendia proporcionar o desenvolvimento tecnológico e científico da região de Governador Valadares.

Armando Vieira

O atual Campus I da Univale, ex-sede do MIT, foi nomeado em homenagem ao engenheiro civil Armando Vieira. Além de ter sido um dos fundadores da Fundação Percival Farquhar, ele também foi professor do Minas Instituto de Tecnologia por mais de 10 anos. Armando Vieira foi diretor técnico da Companhia Agro Pastoril Rio Doce por 15 anos, foi um dos criadores da Associação Comercial de Governador Valadares e do jornal Diário do Rio Doce, presidente da Secretaria Municipal de Obras e Viação (Semov), e membro fundador do Rotary Club de Governador Valadares.

Antônio Rodrigues Coelho

Antônio Rodrigues Coelho, que dá nome ao Campus II da Univale, nasceu em Virginópolis, MG. Graduou-se em Farmácia pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1935. Foi conselheiro do Conselho Regional de Farmácia, tendo sido membro da Associação Mineira de Farmacêuticos e da União Farmacêutica de São Paulo, e foi responsável pela fundação de diversas instituições em Governador Valadares. Foi o primeiro presidente da Fundação Percival Farquhar,  de 1967 a 1972, quando foi eleito presidente de honra pelos relevantes serviços prestados desde o princípio de sua criação.

Hermírio Gomes da Silva

O Centro Cultural da Univale, que recebe, dentre outros eventos, as cerimônias oficiais de colação de grau, foi nomeado em homenagem a Hermírio Gomes da Silva, bacharel em Direito e cirurgião-dentista valadarense. Foi presidente da Associação Comercial de Governador Valadares por 9 anos, assumindo depois a vice-presidência e a diretoria. Foi vereador por dois mandatos, vice-prefeito de Valadares entre 1955 e 1959, e prefeito de 1967 a 1971, e de 1973 a 1977. Hermírio Gomes da Silva foi um dos fundadores da Fundação Percival Farquhar, que presidiu por 10 anos, de 1990 a 2000, e fundador da Sociedade Civil Cultura e Educação.

®Copyright 2021 - Fundação Percival Farquhar CNPJ: 20.611.810/0001-91
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support